Páginas

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Não à Privatização da Amazônia!

A NATUREZA EM PERIGO!
Ironicamente no dia da arvore o governo anuncia a “Lei de Gestão de Florestas Públicas”, que na prática é a privatização da Amazônia. Sancionado pelo presidente Lula, após ter sido aprovado pelo corrupto Congresso Nacional, a lei entrega aos capitalistas 13 milhões de hectares para eles explorarem por até 40 anos.

A lei sancionada por Lula é tão absurda que em troca o governo recebe um repasse de um percentual da exploração, que deve ser usado para o reflorestamento da própria mata que o empresário destruiu. Ou seja, o governo entrega a floresta, e ele mesmo arca com as despesas para os capitalistas embolsarem o lucro.

Os ambientalistas de plantão, que supostamente defendem a natureza, de imediato se lançaram na defesa da privatização. As ONG’s WWF e GRENPEACE se pronunciaram com os mesmos discursos dos governistas, dizendo que a lei aprovada vai permitir uma maior fiscalização das matas. Mas a única coisa que a burguesia fiscaliza, é o seu próprio lucro, como acreditar nisso? É uma demonstração do papel desempenhado por essas ONG’s, que não passam de instrumentos capitalistas para desvirtuarem as lutas e garantir a exploração daquilo que eles dizem defender.

O tradicional rio madeira também foi concedido à exploração privada, junto com suas estações hidrelétricas. Este rio além de ser um dos mais importantes da bacia amazônica, é o caminho dos peixes para a piracema, fenômeno que garante a reprodução desses animais, que sobem o rio até o Peru para desovarem. Com o rio jogado à ganância do lucro, o que sobrará dessa riqueza natural?

Há tempos multinacionais de todo o mundo estão de olhos em nossas matas, o interesse é exploração de ervas medicinais, pedras preciosas, madeiras nobres e outras riquezas só encontradas em nossas matas. Com a concessão de parte da floresta amazônica, os animais, as plantas, as águas, tudo estará nas mãos dos empresários capitalistas, das parasitas que depredam tudo em busca de dinheiro, e deixam rastros de morte e destruição.

O inicio da privatização da Amazônia é mais um fruto do governo de coalizão de Lula com os partidos da burguesia. Só existem dois lados: os que defendem a Amazônia e são contra a privatização, e os que querem destruir as matas para embolsar milhões de dólares. Lula tem que estar ao lado do povo, a começar por romper essa coalizão e pôr fim à privatização, ou estaremos ameaçados de perder para sempre as riquezas naturais da floresta amazônica. Aos capitalistas dizemos Tirem as mãos da Amazônia, e a Lula exigimos o fim da privatização!